terça-feira, dezembro 18, 2012

Recrutamento OnLine cresce a cada dia



Empreendedor Online Jhileade

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:

A era do recrutamento on-line apenas começou e nota-se que as empresas ainda estão aprimorando os processos. A tendência é que este mercado cresça ainda mais, pois é uma forma eficaz e segura de recrutamento. Quem fizer isto, com estas características, irá dominar o mercado.

Para Thomas e Ray (2000) o e – recrutamento continuará a crescer em importância à medida que um maior contingente da população migre para o ambiente online e especialmente quando a geração de jovens atual, que cresceu com a Internet, esteja apta a entrar para o mercado de trabalho. Cappelli (2001) acredita que algumas empresas estão remodelando os departamentos de recursos humanos para atuar de forma mais semelhante ao departamento de marketing.

Dados de mercado de e – consumidores na Internet 

Tabela 01 – Os 20 países com maior número de usuários da Internet

#País ou RegiãoUsuáriosAdoção da Internet% de usuáriosPopulação (2008)Crescimento dos Usuários (2000 – 2008)
1China253,000,00019.0 %17.3 %1,330,044,6051,024.4 %
2Estados Unidos220,141,96972.5 %15.0 %303,824,646130.9 %
3Japão94,000,00073.8 %6.4 %127,288,41999.7 %
4Índia60,000,0005.2 %4.1 %1,147,995,8981,100.0 %
5Alemanha52,533,91463.8 %3.6 %82,369,548118.9 %
6Brasil50,000,00026.1 %3.4 %191,908,598900.0 %
7Reino Unido41,817,84768.6 %2.9 %60,943,912171.5 %
8França36,153,32758.1 %2.5 %62,177,676325.3 %
9Coréia do Sul34,820,00070.7 %2.4 %49,232,84482.9 %
10Itália34,708,14459.7 %2.4 %58,145,321162.9 %
11Rússia32,700,00023.2 %2.2 %140,702,094954.8 %
12Canadá28,000,00084.3 %1.9 %33,212,696120.5 %
13Turquiia26,500,00036.9 %1.8 %71,892,8071,225.0 %
14Espanha25,623,32963.3 %1.8 %40,491,051375.6 %
15Indonésia25,000,00010.5 %1.7 %237,512,3551,150.0 %
16México23,700,00021.6 %1.6 %109,955,400773.8 %
17Irã23,000,00034.9 %1.6 %65,875,2239,100.0 %
18Vietnã20,159,61523.4 %1.4 %86,116,5599,979.8 %
19Paquistão17,500,00010.4 %1.2 %167,762,04012,969.5 %
20Austrália16,355,38879.4 %1.1 %20,600,856147.8 %
Os 20 Mais1,115,713,57225.4 %76.2 %4,388,052,548284.5 %
Resto do Mundo347,918,78915.2 %23.8 %2,288,067,740391.2 %
Total – Usuários Mundo1,463,632,36121.9 %100.0 %6,676,120,288305.5 %
Fonte: www.e-commerce.org.br – 2009

Os indicadores apontam para um expressivo posicionamento do Brasil entre os países com maior número de usuários de Internet do mundo, porém, diferentemente de Estados Unidos, Japão e Alemanha o Brasil contempla uma baixa proporção de adoção da internet em sua população, sendo um dos países que mais cresce proporcionalmente nos últimos anos; uma vez que o plano de expansão e popularização da internet conecta novos usuários diariamente.

E este número não para de crescer, com previsões de ultrapassar a Alemanha e Japão até 2013.



Na tabela acima é perceptível que quanto mais o número de internautas tem crescido no Brasil, em uma comparação entre os anos de 1998 e 2008, maior é o crescimento, o qual passa de 2.128%, o que representa aumento de 1,4 % para 26,4 % da população brasileira, em 10 anos.

Se compararmos a taxa de adoção de internet, na tabela 01, de países como Estados Unidos e Japão que estão acima dos 70% do total da população com quantidade de pessoas conectadas a Internet no Brasil no ano de 2008, na tabela 02, presume-se que teremos a entrada estimada de mais 90 milhões de usuários nos próximos anos.

Quantidade de e – consumidores no Brasil – e-Bit (em milhões)


Outro fator importante evidenciado é o crescimento exponencial do número de usuários que realizam compras via internet e que vêm adquirindo cada vez mais confiança nos sites de e-commerce.

Essa confiança é gerada pelo aumento da segurança na rede, como, dados criptografados e empresas especializadas em segurança digital, que protegem a maioria destes sites.

Comparativo entre o RH tradicional e o RH virtual nas empresas

Modelo tradicional                                                         Modelo virtual
Uso intensivo de papelRedução no uso de papel
As habilidades individuais são as mais importantesAs habilidades no gerenciamento da informação e no conhecimento da tecnologia são essenciais
Os arquivos de dados e disseminação de informações são funções chaveO gerenciamento estratégico de RH é crítico
A área do RH é orientada para funçõesA área de RH assume papel de consultor
Uso de processos tradicionais, como por exemplo, entrevistas e avaliações face a faceUso de recursos tecnológicos para processos, como por exemplo, testes e entrevistas online
Os profissionais de RH reagem às inovações tecnológicas de ITOs profissionais de RH são pró-ativos e requisitam inovações tecnológicas para TI
Fonte: Jones (1998, p. 122)

Comparando o RH tradicional ao virtual, fica claro que o modelo de gestão baseado em tecnologia de informação, conduz a área cada vez mais no sentido de ser uma fonte de vantagem competitiva, ao invés de apenas um processo burocratizado realizado pelas empresas. Entre outros objetivos, o RH virtual também reduz significativamente os custos e melhora a eficiência interna, como, por exemplo, redução de papel do fluxo de trabalho, da automatização de algumas atividades rotineiras e repetitivas; da liberdade que dá aos colaboradores para que utilizem o sistema de forma interativa, do desenvolvimento de uma força de trabalho cada vez mais informada sobre assuntos relativos a recursos humanos, do aumento da velocidade de resposta dos sistemas/atividades e da garantia de tomada de decisões mais informadas por parte dos empregadores.

Então aproveite desta boa notícia e venha para a TelexFREE.

www.telexfree.com/grupoweb


Bons negócios!


--
Atenciosamente,


Empreendedor Online Jhileade

0 comentários:

Postar um comentário