terça-feira, março 26, 2013

Notícia: Mercado de games no Brasil de vento em popa

Empreendedor Online Jhileade

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:



Mercado de games no Brasil de vento em popa
Cenário nacional escapou da crise econômica e encheu os olhos do mercado internacional

Links desta matéria:


Um mercado maior do que o cinematográfico e o musical. Em 2012 a indústria de games deve faturar cerca de 68 bilhões de dólares, segundo dados da consultoria Price Water House. É certo que 2009 não foi o ano mais positivo para o segmento por causa da crise econômica global. Mas, no meio da turbulência, o mercado brasileiro se deu bem.

"Todo o mercado estava negativo e a gente apareceu meio que positivamente nessa operação, foi aí que o brilho aconteceu e eles (mercado internacional) acabaram olhando para esse mercado diferenciado e chegando a ver que o mercado brasileiro é a bola da vez", explica o sócio-fundador da UZ Games, Marcos Khalil.

Outro boa notícia para o Brasil é que, finalmente, Sony e Nintendo resolveram dar as caras por aqui, oficialmente. A Microsoft – responsável pelo XBOX - já tem operações no Brasil desde 2006, mas só agora, em 2010, as duas japonesas vão deixar de operar apenas por meio de importadores e terão presença real entre os gamers brazucas. Com isso, a expectativa de crescimento para 2010 é de 10 vezes em relação ao ano passsado.

Mas não é só a chegada das empresas que explica o crescimento. Também mudou a forma do consumidor brasileiro interagir com os games.

"O videogame era considerado um brinquedo para crianças. Só que as crianças acabaram crescendo e a tecnologia foi mudando. Hoje, temos jogos infantis, mas temos jogos para adultos, temos jogos que seriam proibidos até para menores de 18 anos. Então, isso fez com que toda a faixa etária fosse incluída nesse negócio", analisa Khalil.

Os jogos online também vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil. O mercado registrou crescimento de 27% nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2009. O grande destaque mundial nesse tipo de entretenimento é a Coreia do Sul. Vários jogos na lista dos mais famosos, como World of Warcraft, são produzidos por lá. O incentivo para essa indústria é tão grande, que o governo criou um Ministério dos Games Online.

"Eu dou palestras na Coreia do Sul explicando sobre o mercado brasileiro de games, e todos eles comentam o seguinte: 'O Brasil, na verdade, é o que era a Coreia do Sul há oito anos. E você vê que a Coreia é realmente um mercado, um pólo de tecnologia muito grande", comenta o diretor da Gamemaxx, Gilberto Akisino.

Uma curiosidade do mercado de games online é a divisão entre duas frentes bastante atuantes: os desenvolvedores, que são aqueles que efetivamente produzem os jogos, e os publicadores, que são os representantes nos diversos países. Eles são os responsáveis pela distribuição em servidores nacionais, além de traduzir e adaptar os jogos para a realidade dos diferentes países. 

O mercado de games online ainda é relativamente novo em terras brasileiras e, por isso mesmo, ainda não há tanta mão-de-obra qualificada. Ou seja: se você curte games, esse pode ser um bom campo para unir profissão e diversão. Se você quiser ficar ainda mais por dentro do mundo dos games, acesse os diversos links que destacamos nessa matéria. Corre lá e boa diversão!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/mercado-de-games-no-brasil-de-vento-em-popa/12164/integra

--
Atenciosamente,



Empreendedor Online Jhileade

0 comentários:

Postar um comentário