"'Você tem se saído muito bem em seu salão de beleza, criando looks incríveis para suas clientes que saem de lá sempre mais felizes do que entraram, com a autoestima nas nuvens. As manicures também têm trabalhado direitinho, atualizadas com as novas cores de esmaltes e também com os modelos de unhas. Mas você sabe que apenas dominar as técnicas de corte, de tintura de cabelos ou de unhas pode não ser suficiente para fazer o seu salão crescer, certo?
Você quer muito mais: atrair um número maior de clientes e, principalmente, fazer com que se tornem fiéis. Como conseguir que a cliente ou o cliente que venha pela primeira vez continue frequentando o salão? Como aumentar o fluxo e, em consequência, o faturamento? Neste post, vamos trazer dicas para você sacudir o seu negócio. Confira:
Esteja sempre maravilhosa
O seu negócio é vender beleza, portanto esteja atenta para que você mesma passe essa mensagem visual para suas clientes. Tenha certeza de que elas notarão isso no geral e também nos detalhes: roupas lindas, cabelos perfeitos, maquiagem adequada, unhas feitas, etc.
Aja profissionalmente
Se a sua cliente precisa estar com corte, tintura e escova prontos às 9h da manhã, ou seja, você precisa recebê-la pelo menos às 7h, não aceite o compromisso se não puder cumpri-lo. Não existe nada pior do que uma cliente com horário marcado ficar esperando uma profissional chegar para abrir a porta. Outra coisa: trate sempre sua cliente pelo nome. Você não pode esquecê-lo enquanto vai preparar a tinta.
Oriente a cliente a retornar
De forma profissional, dê orientações sobre o retorno adequado para manter o corte ou a tintura. Por exemplo, um corte curto precisa ser refeito em menos tempo do que um corte longo, assim como uma tintura clara exigirá retoque em um prazo menor. A cliente ficará satisfeita com sua atenção e, certamente, vai retornar.
Dê seu cartão na 1ª visita
Além do seu nome, o cartão deve conter o horário de funcionamento, bem como os telefones fixo e celular. Lembre-se de deixar um número dedicado ao whatsapp. Muitos clientes preferem se comunicar por ele e isso garante agilidade no atendimento. Só não se esqueça de responder com rapidez.
Promova novas técnicas
Como você está sempre atenta às novas técnicas e tendências, sugira-as para as clientes de forma personalizada. Se há um corte do tipo Chanel com um toque novo, por exemplo, não se esqueça de indicá-lo a quem gosta de manter o cabelo em tamanho médio. Um novo tipo de luzes que possa rejuvenescer deve ser anunciado àquela cliente que já confessou a você que está apaixonada por um rapaz mais jovem, e assim por adiante.
Peça recomendações
Mesmo nesta era digital, as recomendações boca a boca continuam contribuindo para o sucesso. As grandes empresas utilizam as redes sociais cada vez mais para conseguir isso. Portanto, se uma cliente ficou muito feliz com algum resultado do salão, não hesite em pedir que recomende o seu trabalho. Se a recomendação for no Facebook ou no Twitter, melhor ainda.
Faça publicidade
Se o seu salão fica localizado diretamente para a rua, informe-se sobre jornais e revistas comunitárias para anunciar os seus serviços. Um pequeno anúncio que se repita ajudará a trazer novos clientes da região. Se o salão está num shopping, também é possível fazer uma pequena inserção nas publicações internas, mesmo on-line. Tanto os colegas lojistas, como seus funcionários precisam dos serviços de um salão e saber que ele fica no mesmo prédio facilitará a escolha do seu salão.Você também pode conferir mais a fundo uma matérias só de dicas de como divulgar o seu salão, clicando aqui!
Cadastro de clientes
Essa é uma ferramenta importantíssima para a manutenção de sua base de clientes e, inclusive, motivará a volta de quem veio uma vez apenas ao salão. Anote nome, telefone, a tinta e o esmalte preferidos e, principalmente, anote o dia do aniversário. Não para deixar anotado, claro, mas para você fazer um telefonema para a cliente nesse dia especial. Com certeza, você ficará marcada positivamente. E adivinhe em qual salão ela irá da próxima vez? No seu!"
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