Tintura, escova progressiva, escova definitiva: esses e outros tratamentos químicos podem causar a quebra do cabelo. Mas a ruptura do fio, mais próxima às pontas ou perto da raiz – caso em que ela pode ser confundida com a queda de cabelo –, também pode acontecer por danos mecânicos. Quando os fios são bruscamente puxados para cá ou para lá, o fio pode ficar poroso, opaco, bifurcar em pontas duplas e até se partir. O cuidado é ser mais delicado no trato das madeixas e banir algumas manias. Veja quais a seguir.
1 - Lavar errado Passar o xampu fazendo movimentos muito fortes pode danificar o fio de cabelo. Passe o xampu no couro cabeludo com movimentos suaves com as pontas dos dedos. Esfregar muito forte, além de danoso, é desnecessário. Na hora de espalhar o produto pelo cabelo, faça de cima para baixo, no sentido em que as cutículas se fecham.
2 - Esfregar com a toalha Na hora de enxugar os cabelos com a toalha vale o mesmo: seja delicado e apenas aperte suavemente os fios contra o tecido, que já é bastante absorvente e sugará boa parte da umidade. Quem tem cachos, pode fazer movimentos de cima para baixo para ajudar a ondular os cabelos. Esfregar o cabelo com a toalha gera atrito que causará quebra e frizz.
3 - Desembaraçar o cabelo de cima para baixo Para tirar os nós dos cabelos, o ideal é ir passando o pente das pontas até a raiz, percorrendo poucos centímetros de cada vez, até chegar ao topo.
4 - Prender molhado Além da umidade, que pode causar dermatite seborreica, prender os cabelos molhados ou com elásticos que não são feitos para essa finalidade pode romper a fibra capilar e causar quebra.
5 - Enrolar as mechas com os dedos Mais que um truque para ondular os fios, enrolar mechas com os dedos é uma mania para muita gente. O mau hábito pode enfraquecer os fios que, esticados, têm sua estrutura danificada e ficam quebradiços.
6 - Pentes e escovas: Dê preferências a escovas com cerdas naturais ou mistas, que geram menor atrito em contato com o fio de cabelo
0 comentários:
Postar um comentário