terça-feira, janeiro 08, 2013

Inovação empresarial em Marketing Digital



Empreendedor Online Jhileade

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:


O setor empresarial costuma sempre buscar mais conhecimento devido a necessária inovação para empresas, que engloba criatividade, desenvolvimento e vantagens.  Apesar de o conceito de Inovação ser algo de fácil compreensão, a inovação é mais do que parece ser e está intimamente ligada ao sucesso e destaque empresarial.

Falar de inovação empresarial em plena Era da Informação Digital – a qual estamos inseridos – é também se remeter aos acontecimentos em torno desta lógica, principalmente àqueles que estejam voltados ao campo da comunicação e publicidade, principal fonte de exposição de uma empresa.

Vale ressaltar que a inovação empresarial se dá em:
-produtos
-serviços (internos ou externos)
-modelos de gestão
-modelos de comercialização
-processos
-ações comunicacionais (Marketing / Design / Experiência do cliente)

Portanto, com foco no último item citado acima, elegemos as principais fases e características de Inovação Empresarial relacionados com a lógica da informação digital, meio de grandes investimentos de marketing e aonde empresas do mundo todo costumam inovar.

PARA COMEÇAR E DAR CONTINUIDADE EM UMA INOVAÇÃO EMPRESARIAL

Identificando Necessidades

Uma empresa com potencial de crescimento é aquela que enxerga as necessidades que tem, seja perante a administração, seja perante aos colaboradores ou ao seu público-consumidor.  Este, é um dos requisitos básicos para que ocorra inovação nas organizações. Vale lembrar que o Marketing Digital se insere bem neste contexto, pois atualmente qualquer público está ligado à Internet, o que requer a identificação das necessidades dele nesta plataforma. Isto é, você responde seu público pela Internet? As necessidades dele são prontamente atendidas?  Entre estas necessidades, podemos listar:
  • Facilidade para encontrar a empresa no ciberespaço;
  • Facilidade em se comunicar com a empresa pela Internet;
  • Receber informações sobre eventuais promoções, trocas, etc.
  • Ser impactado com novos produtos e serviços oferecidos via Internet;


Identificando Oportunidades

Inovação empresarial significa novidade ou renovação. Para isso, é preciso criatividade, mas antes, muita percepção de oportunidades. A mesma lógica pode ser inserida num contexto digital, isto é, há oportunidades para sua empresa na Internet? Se sim, quais seriam? Logicamente, essas respostas irão depender do contexto ao qual sua empresa estiver inserida e de que parcela do público ela pretende alcançar de forma digital. Algumas das conquistas seriam:

  • Aproximação e fidelização do público-consumidor já conquistado
  • Busca por potenciais clientes em diferentes nichos
  • Oferecimento de serviços conforme público específico
  • Interação entre colaboradores
  • Arquitetura de canal de comunicação horizontal (canal livre de comunicação entre colaboradores e diretoria)


Levantando recursos disponíveis

Quanto você gastaria com inovação em marketing? Isto é, com inovação no setor digital? A primeira regra é entender a diferença entre o quanto se quer e o quanto se pode. Com base nesta diferença, é possível estabelecer os resultados que se precisa. Uma das vantagens em investir na inovação empresarial, sendo ela feita por meio de ações em ambiente digital, é que é possível mensurar uma média de resultados que serão colhidos. Desta maneira, se pode calcular o custo/benefício antes mesmo de efetuá-lo. O benefício, neste caso, é o impacto que esta inovação/ação causaria dentro e fora da empresa e as conseqüências dela.

Identificando barreiras de entrada

Inovação é mais do que simplesmente ter uma ideia criativa. A inovação requer grau de criatividade sim, mas não depende única e exclusivamente dela. Para aplicar o que a criatividade permitiu, é necessário ao menos algum planejamento. O que impede que sua ideia inovadora cause grande impacto? Para causar, do que precisaria? Se tratando de ambiência digital, as barreiras para que você emplaque sua marca, faça uma ação específica, aumente suas vendas ou ganhe mais público, estão em torno da seguinte questão: Quem vai gerenciar isto para você? Esta é grande barreira.

Existem vários profissionais na área de Marketing Digital, mas quem você escolher será a sua porta de entrada para o mundo digital. Portanto, perceba quem é esta pessoa/empresa, o que ela pode lhe oferecer, como lhe mostrará resultados, se possui estratégias anteriormente fundamentadas, etc.

Monitorando o ambiente

Após implementar a inovação nas organizações, focada em ambiência digital é preciso monitorá-la para saber o que poderá ser implementado numa nova fase. O ambiente é importante e irá se desenhar conforme a ação se mostre inovadora.

Para finalizar, vale lembrar que a inovação feita por meio de ações comunicacionais depende de compartilhamento de informações e colaboração entre a parte que pede e a parte que faz. É um contrato além do papel.

--
Atenciosamente,



Empreendedor Online Jhileade


0 comentários:

Postar um comentário