quarta-feira, dezembro 18, 2013

Como anunciar no Facebook? - Marketing

Empreendedor Online Jhileade

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:



Esta frase surgiu na minha mente enquanto estava assistindo uma apresentação de uma palestra sobre a relação da publicidade atual. Agora vou aproveitar para falar sobre as opções que empresas, blogs e outros segmentos tem para fazer propaganda na galinha dos ovos de ouro das mídias sociais: o Facebook. Lembrando que o texto não pretende ser um guia definitivo sobre o assunto e sim uma espécie de conversa informal sobre ele.

A publicidade no Facebook

Já soube de amigos que a rede de Mark Zuckerberg geralmente dá retorno muito bom sobre o investimento do Facebook Ads, por exemplo. O sistema lembra o já conhecido Adwords do Google e a diferença é que é possível observar quais dos seus amigos curtiram o anúncio. Certamente é um fator precioso na sua decisão de, pelo menos, dar uma olhada no link.

Por falar em amigos, acredito que eles tem papel fundamental tanto para manter o Facebook como uma potência da internet quanto para mover os bilhões de dólares arrecadados com anúncios e aplicativos sociais. Sim, aquele joguinho que aparece na sua timeline está rendendo alguns centavos de cada uma das milhões de pessoas que usam e permitem que sua informações sejam acessadas por eles. Esses tipos de aplicativos matam dois coelhos com uma cajada: expõe sua marca de forma rápida para potenciais novos fãs e, de quebra, aumenta os cofres da empresa.

A terceira opção é a criação de fan pages para a marca. No caso do blog, a fan page aumenta a base de fãs exclusivamente graças ao compartilhamento do conteúdo postado por lá, que funciona como espécie de spin off do blog. Quando cada fã compartilha, curte ou compartilha uma imagem, por exemplo, ela pode incentivar indiretamente seus amigos a assinarem o feed da fan page.

Eu assino feeds de grandes marcas e observo que muitas delas se adaptaram ao ambiente da mídia social e as pessoas realmente gostam de compartilhar textos, vídeos, imagens e enquetes que elas oferecem.

Ou seja, no Facebook anúncio não é considerado um “reclame” e sim parte da programação. Entender o comportamento do usuário é fundamental para ter sucesso na campanha de relacionamento das marcas que desejam que os likes dos seus fãs continuem a serem doados.

Mas para aumentar as chances de sucesso é essencial que esse gerenciamento seja feito por profissionais assim como uma campanha publicitária deve estar nas mãos de quem entende do assunto. Assim como na publicidade offline, o barato sai (muito) caro.

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